Convênio ajuda no desenvolvimento social

Convênio ajuda no desenvolvimento social

As crianças e adolescentes atendidos pelo Acolhimento Institucional, Educandário Anália Franco – Projeto Nosso Lar, tem de tudo para tentar ao máximo levarem uma vida normal, mesmo distante de suas famílias.

Segundo a coordenadora do abrigo Maiza Fernandes de Barros todos os acolhidos estão regularmente matriculados em unidades escolares da rede pública de ensino, sendo que quando os adolescentes completam 16 anos, estes são inseridos no mercado de trabalho através de vagas oferecidas por projetos de Jovens Aprendizes, onde no caso atualmente 2 de nossos adolescentes estão participando.

Outra grande conquista da equipe do Projeto Nosso Lar coordenada por Maiza é a inserção dos irmãos Ce e Eme que através de parceria com a Incorpore Academia fazem natação 3 vezes por semana gratuitamente.

Para o sócio gestor da empresa Marcelo Capelazo essas vagas sociais trouxeram benefícios para a academia como uma aproximação e maior engajamento da equipe. “ Nós conhecemos o Acolhimento Institucional para entender melhor como ajudar e vermos a evolução deles nas aulas é gratificante”.

Os irmãos estão adorando a atividade física e se empenham cada vez mais. “É legal porque me ensina a nadar”, diz o sorridente Ce de 7 anos. Já sua irmã Eme de 5 anos se diverte nas aulas.

Já Rafael Stefano Sanches, psicólogo que atua neste serviço de acolhimento há cerca de 9 anos, atendendo crianças e adolescentes em regime de restrição de convivência familiar, acredita que manter parcerias com estes espaços que ofertem atividades esportivas e culturais, através de vagas sociais, são de máxima importância para o desenvolvimento físico, mental e psicomotor.

“As atividades de esporte, cultura e lazer podem ajudar na superação e no amadurecimento emocional destas crianças, que por motivos diversos, tiveram seus direitos violados”, expõe o psicólogo.