INFORMATIVO I 2018

INFORMATIVO I 2018

Somos uma instituição sem fins lucrativos, prestes a completar 96 anos, pela qual passaram milhares de crianças, hoje cidadãos de bem e reconhecidos pela sociedade. Atualmente atendemos 243 crianças em regime de creche e educação infantil em período integral, e mais 12 crianças e/ou adolescentes em regime de abrigo.

Nos últimos dois anos a entidade viu a necessidade de um “choque” de gestão, para enfrentar os desafios de diminuir os altos custos em que incorria mensalmente, a fim de que pudesse continuar funcionando e atendendo o mesmo número de crianças e adolescentes, buscando a excelência no atendimento para se tornar referência em seu segmento.

Para isso, inicialmente, foram escolhidos profissionais com capacidade, empenho e determinação. Adotamos algumas medidas urgentes, como por exemplo, a substituição de funcionários, que trabalhavam 4h diárias com salário de período integral, por outros de igual qualificação ou superior, que tivessem disponibilidade para atuar por 8h. Além disso, a otimização do horário de funcionamento da escola, até então o mais extenso de todo o município em sua rede pública ou filantrópica, e que mesmo após a alteração continuou a ser um dos que tem o período de permanência mais alongado, se ainda não for o de maior período, além de diversas outras mudanças na rotina administrativa da Instituição.

Essas medidas foram necessárias não apenas para que a escola se mantivesse em funcionamento, mas também para que os serviços continuassem a ser prestados com a mesma qualidade e sem a diminuição do número de crianças atendidas.

Hoje, decorridos quase dois anos do início dessas mudanças, a escola já respira os ares dessa modernização. Atualmente TODAS as nossas Educadoras Infantis e Monitoras são graduadas em Pedagogia, e muitas inclusive possuem pós-graduação, com especialização nas diversas áreas da Educação.

Conseguimos investir fortemente na alimentação de nossas crianças, através da contratação de uma Nutricionista que permanece na escola em período integral, cuidando para que o cardápio dos pequenos seja sempre o melhor nas três refeições diárias que a escola lhes proporciona, de forma balanceada e adequada às necessidades de cada um, inclusive daqueles que têm necessidades especiais. Por isso, os aniversariantes do mês agora têm sua festinha realizada pela própria escola, que fornece os alimentos e bebidas que são servidos, com a ajuda de apoiadores e parceiros, como, por exemplo, a empresa MSC.

A MSC também tem colaborado com a escola em outros projetos, tais como a horta, cultivada com a participação das crianças e de onde já é extraída parte dos ingredientes utilizados nas refeições. Da mesma forma, é parceira no Projeto Social Cipó Artes – Artes Marciais, que muito em breve será implantado em nossa escola através do PROMIFAE/Secretaria Municipal de Esportes, com o objetivo de disponibilizar outras modalidades esportivas não apenas para nossos alunos, mas também para nossos funcionários e, no futuro, para a comunidade.

Mas o processo de melhorias tem sido contínuo, e os alunos do Jardim e do Pré já começaram a receber aulas de Karatê, realizadas semanalmente através de uma outra parceria, e em 2017 tiveram musicalização na grade curricular.

Houve também a modernização da área de playground da escola com a colaboração da família de Fabíola Bittar de Kroon, que dá nome ao espaço, com equipamentos modernos, mais adequados as nossas crianças e com piso emborrachado para maior segurança dos alunos.

Também estamos investindo em educação ambiental, e muito em breve nossos pequenos ganharão novos equipamentos para descarte seletivo de lixo e princípios de reciclagem.

Essas medidas, além de visarem o bem-estar de cada um dos assistidos pelo Educandário, ainda nos permitiram em 2018 aumentar o número de vagas, com a instalação de mais uma sala para atendimento de crianças entre 3 e 4 anos.

Os desafios continuam, e por isso novos doadores e apoiadores serão sempre bem-vindos. Mas aproveitamos essa oportunidade para compartilhar nossas conquistas com todos aqueles que torcem pelo sucesso da Instituição, agradecendo aos nossos funcionários, voluntários, doadores, parceiros e apoiadores, bem como aos pais e responsáveis que têm depositado sua confiança em nossa escola, convidando-os a nos visitarem sempre que entenderem oportuno, pois estamos abertos a recebê-los sempre que desejarem.

A Direção!